Convívio - Associação de Convívio com Portadores de Câncer do Centro de Minas

HIC Instituto do Câncer


Outubro Rosa - Prevenir é Agir

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Olá a todos!

Meu nome é José de Barros, sou mastologista do Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia.

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de informar e incentivar a discussão sobre os aspectos da prevenção, do diagnóstico e do tratamento desta doença que acomete a cada ano, quase 60 mil mulheres no Brasil.

A prevenção primária, que são medidas para evitar a ocorrência do câncer, inclui hábitos saudáveis de vida, como por exemplo, o controle do peso corporal, alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e o combate ao alcoolismo.

Já a prevenção secundária, que corresponde ao diagnóstico oportuno, é feita através do rastreamento com mamografia e exame clínico realizado pelo médico. É exatamente este, o ponto fundamental onde podemos agir para mudar a história da evolução de um câncer de mama. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a chance de cura. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia para todas as mulheres com 40 anos ou mais, uma vez por ano.

Em Curvelo, o Instituto do Câncer - Hospital Imaculada Conceição tem oferecido o acesso imediato aos métodos diagnósticos e terapêuticos do câncer de mama. Procedimentos como biópsias percutâneas guiadas por ultrassom, marcações pré-cirúrgicas de lesões não palpáveis, pesquisa de linfonodo sentinela, reconstruções mamárias e até mesmo quimioterapia passaram a ser realizados na cidade, rotineiramente. A seriedade do trabalho multidisciplinar desenvolvido até agora, busca a excelência no atendimento, sem perder a humanização.

Neste Outubro Rosa de 2017, devemos sim, conversar sobre o câncer de mama. Porque ele tem tratamento. E celebrar. Porque o tratamento agora está mais perto de casa.


Galeria