Convívio - Associação de Convívio com Portadores de Câncer do Centro de Minas

HIC Instituto do Câncer


MARÇO É O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER COLORRETAL - INTESTINO

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

No Brasil, o câncer de intestino ou colorretal (CCR) é o 3º tumor maligno mais frequente entre homens e o 2º entre as mulheres. A maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos. Ele é tratável e curável quando detectado precocemente.

Fatores de Risco
Dentre os principais fatores de risco estão idade acima de 50 anos, história familiar de CCR, doença inflamatória intestinal e hábitos alimentares inadequados como alto consumo de gordura e carnes e baixo consumo de cálcio. Além da dieta, o tabagismo, o álcool, o sedentarismo, o diabetes e a obesidade são outros fatores de risco para CCR.

Indivíduos com um parente de primeiro grau com CCR têm risco três vezes maior de desenvolver CCR do que a população geral. Nos casos em que esse familiar teve CCR antes dos 45 anos, o risco é cinco vezes maior.

Prevenção
Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio, pobre em gordura e o baixo consumo de carnes vermelhas e processadas ou conservadas é considerada uma medida preventiva. Além disso, o baixo consumo de bebidas alcoólicas e a prática de atividade física regular estão associados a um baixo risco de desenvolver CCR.

Fonte: INCA

Galeria