Convívio - Associação de Convívio com Portadores de Câncer do Centro de Minas

HIC Instituto do Câncer


Convívio em Augusto de Lima

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

Dia 28 de novembro, foi realizada palestra sobre as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul em Augusto de Lima.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Augusto de Lima e contou com as presenças do Prefeito Municipal João Carlos Batista Borges, o Secretário de Saúde Sr. Rodrigo Nadu Felix, vereadores e representantes da população de Augusto de Lima.

A enfermeira Carla Beatriz da Silva Coura e o farmacêutico Alexandre Pinto de Oliveira Filho, colaboradores do Hospital Imaculada Conceição, palestraram sobre o câncer principalmente de mama e próstata, os fatores de riscos, sinais e sintomas, diagnóstico precoce, autoexame e a necessidade de exames anuais, como mamografia e toque retal. Ressaltaram a importância da prevenção e falaram um pouco sobre o tratamento das pacientes no Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição: procedimentos de quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, etc.

No final, Fernando Dayrell agradeceu a todos os doadores de Augusto de Lima que colaboram com a Convívio e ajudam a manter o Instituto do Câncer do Hospital Imaculada Conceição. Comentou sobre a rapidez e qualidade do atendimento aos portadores de câncer e que em apenas 20 meses de funcionamento, o Instituto já atendeu mais de 170 pacientes portadoras de câncer de mama. Informou que muitas pacientes já concluíram o tratamento e agora fazem apenas o acompanhamento. Outras que ainda estão em fase de tratamento, porém com excelentes prognósticos.

Fernando disse que o credenciamento do SUS finalmente foi concedido, mas que os valores destinados ainda vão demorar a sair. E que a CONVÍVIO sempre continuará contanto com as doações da população para que gradativamente, seja estendido o tratamento para outras especialidades como próstata e adjacências, ginecologia com toda as suas abrangências, bem como a área abdominal e cirurgias especializadas. Comentou a grande novidade, que neste mês de novembro, o Instituto do Câncer já iniciou o tratamento contra o câncer de próstata e colo do útero.

Galeria