Convívio - Associação de Convívio com Portadores de Câncer do Centro de Minas

HIC Instituto do Câncer


8 de Abril - Dia Mundial da Luta contra o Câncer

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus

600 mil é a estimativa do INCA sobre os novos casos de câncer no Brasil em 2018. O Dia Mundial da Luta contra o Câncer é lembrado em 8 de abril. A data passou a integrar o calendário do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) no início da década. Além deste dia, 4 de fevereiro também marca a luta contra a doença: é o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Nos dois casos, as ações realizadas visam conscientizar a população sobre a prevenção em relação à doença. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço de todos os casos de câncer pode ser prevenido.

O câncer é a segunda maior causa de morte por doenças no Brasil, atrás apenas dos problemas coronários. Hábitos saudáveis contribuem para prevenir o aparecimento da maioria dos tipos da doença. Em todo o mundo, o tabagismo é a principal causa de quase todos os tipos de câncer, não apenas os de pulmão. Entre as pessoas que não fumam, os fatores que mais contribuem para o aparecimento de cânceres estão relacionados a alimentação inadequada e sobrepeso. No primeiro grupo, cada tipo de câncer tem um vilão. Porém, há alimentos que constituem maior fator de risco para a maioria deles. Segundo especialistas, os mais comuns são os embutidos, incluindo carnes processadas (como salsichas, linguiças e mortadelas, por exemplo).

O sal é outro grande vilão. Tanto o branco, que é adicionado ao prato, como o que vem inserido nos alimentos industrializados prontos para consumo, como os congelados. Mas também há alimentos que ajudam a combater a doença. Desse grupo, um dos principais é o feijão. Frutas e legumes também devem ser consumidas regularmente com objetivo de prevenir o câncer.

Galeria